Parceria entre Subsecretaria Municipal de Assistência Social, Instituto Criança é Vida e Instituto Nata promoveu formação para profissionais, famílias e crianças sobre riscos e prevenção no ambiente virtual
A Subsecretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Instituto Criança é Vida e com apoio do Instituto Nata, realizou na última quinta-feira, dia 18, uma capacitação voltada para famílias, crianças e profissionais da rede socioassistencial. O objetivo do encontro foi discutir formas seguras de navegação no ambiente virtual e fortalecer o trabalho de prevenção e proteção no atendimento à população.
“Temos aqui tanto trabalhadores governamentais quanto instituições não governamentais, como o próprio Instituto Nata, que nos cedeu o espaço. Eles trabalham com famílias, assim como o nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. E o nosso objetivo principal é justamente transmitir conhecimento para o desenvolvimento de habilidades no cotidiano profissional”, defende a coordenadora de Educação Permanente da Assistência Social de Mesquita, Carla Cristina Ramos.
A programação foi dividida em dois momentos: pela manhã, com atividades voltadas para profissionais e famílias e orientações sobre como navegar com segurança no ambiente virtual; e à tarde, com dinâmicas focadas em crianças de 10 a 12 anos, para a compreensão dos conceitos de privacidade, responsabilidade e prevenção no uso da internet.
As ações foram conduzidas de forma lúdica, com exibição de vídeos, dinâmicas e discussões sobre exposição de dados, riscos de aliciamento de menores em jogos online e o impacto do uso excessivo das redes sociais. De acordo com a assistente social Viviane Oliveira, do Instituto Criança é Vida, o trabalho busca preparar educadores para multiplicar essas orientações junto às famílias e crianças. “A nossa ideia é sempre trabalhar com ludicidade, trazendo conteúdos de fácil acesso. É importante empoderar as famílias para o cuidado, porque o primeiro elo de proteção é a própria família”, destaca.