Evento foi marcado pelo debate sobre estratégias de integração entre as secretarias municipais contra a violência de gênero
Sentir-se seguro é um direito de todo cidadão, principalmente da população feminina. Visando afirmar e promover essa ideia, junto com a discussão de políticas públicas voltadas à preservação da integridade física e psicológica delas, a Prefeitura de Mesquita promoveu, no dia 29 de novembro, no Auditório Zelito Vianna, um encontro entre as pastas que compõem a rede de proteção à mulher no município.
No contexto, profissionais da Guarda Civil Municipal, das secretarias de Saúde e Educação de Mesquita e da Subsecretaria Municipal de Assistência Social, também por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), estiveram presentes para ressaltar a importância da integração dos serviços oferecidos por cada setor para a implementação de uma comunidade de apoio às mulheres mesquitenses.
Consequentemente, iniciativas como a Ronda Mulher Protegida, projeto de serviço de patrulha e atendimento às mulheres, instituído pela Guarda Civil Municipal, foram expostos durante o evento, assim como estratégias para a integração dessas iniciativas com as secretarias do município.
Comandante-geral da Guarda Civil da cidade, Thiago Oliveira explica como funciona, na prática, essa união de serviços. “Tivemos a presença de profissionais da Saúde, que conseguiram informações pertinentes para identificar casos de violência contra as mulheres. Isso para que esses casos sejam repassados para a Guarda Municipal e, assim, possamos atuar no enfrentamento direto. O mesmo vale para a Educação e para a Assistência Social, que realiza o acolhimento da vítima após a ação da nossa equipe”, pontua.
Campanha
O encontro para o fortalecimento da rede de proteção à mulher aconteceu em razão dos 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero, campanha global que visa incentivar iniciativas de combate à violência contra mulheres e meninas a nível internacional. No Brasil, o movimento tem início no dia 20 de novembro e costuma ir até o dia 10 do mês seguinte. Durante esse período, são realizadas diversas ações de conscientização relativas à violência contra a mulher. Todos os anos, o poder público de Mesquita promove projetos alinhados com a filosofia da campanha.