Prefeitura promoveu melhorias em diversas áreas, com foco em educação, assistência, saúde, serviços, segurança, transparência e planejamento
Nos primeiros três meses de 2025, Mesquita avançou em diferentes frentes da gestão municipal. Na área da Educação, o ano letivo começou com todas as escolas climatizadas, um marco para a rede. Outra novidade foi a inclusão de psicopedagogos nas unidades escolares, iniciativa inédita que fortalece o suporte ao processo de aprendizagem. Entre as ações em Mesquita que se destacaram, também foram abertas inscrições para novas turmas do projeto Mesquita Aprova, que oferece preparação gratuita para vestibulares e escolas técnicas.

Por falar em cursos gratuitos, o Espaço da Mulher Mesquitense, na Vila Emil, abriu novas vagas para os profissionalizantes de Cabeleireira, de Design de Sobrancelhas e de Depilação. Jovens entre 14 e 20 anos puderam se inscrever nas modalidades Desenvolvimento de Jogos e Counter-Strike 2 do GameLab, projeto da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Já o Defesa Civil Juvenil teve inscrições para uma nova turma com adolescentes de 13 a 16 anos, desta vez na Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, no Banco de Areia. As aulas começam em 15 de abril.
Na Assistência Social, o projeto “Não Desvie o Olhar” foi lançado para reforçar a segurança infantil durante festividades em locais públicos, como o Carnaval. Para isso, ele adota a distribuição de pulseiras de identificação para crianças usarem em eventos públicos, contendo informações de seus responsáveis, facilitando o encontro com eles caso os menores se percam. Nos primeiros dias de abril, o Projeto Convive com um Autista promoveu o primeiro Espaço Literário do ano, em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Também foi realizada a primeira oficina de capacitação do ano voltada ao Serviço de Acolhimento Familiar e, com apoio da Subsecretaria Estadual de Prevenção à Dependência Química, um curso de multiplicadores para a prevenção ao uso de álcool e drogas.

Na Saúde, o Mês da Mulher foi celebrado com ações sociais em Mesquita em todas as clínicas da família da cidade, com atendimentos clínicos, odontológicos, sociais e oficinas de beleza. Houve ainda a realização da 1ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Mesquita, um seminário em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a campanha educativa “10 minutos contra a dengue“, voltada à prevenção das arboviroses.
Entre os serviços municipais, destaca-se a ampliação da atuação do Centro Municipal de Serviços, que passou a emitir o primeiro documento de identidade civil para crianças e adolescentes de até 15 anos e 11 meses. A Subsecretaria Municipal de Fazenda também avançou com o lançamento do eCAC, uma central de atendimento virtual que oferece serviços como emissão de notas fiscais eletrônicas, consulta de débitos e acesso a processos digitais.

No Trânsito, Mesquita instalou 30 novas placas e realizou 456 ações de sinalização horizontal apenas no primeiro trimestre do ano. Paralelamente, o reforço nas operações de segurança contribuiu para a queda no número de roubos de veículos, de 50 em novembro para 26 em fevereiro. As patrulhas integradas envolveram agentes da Guarda Civil Municipal, da Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito, do 20º BPM, do programa Operação Segurança Presente e da 53ª DP.
Na área de capacitação e gestão, a Controladoria-Geral de Mesquita participou de oficina promovida pela Escola de Contas do TCE-RJ, voltada à excelência nos portais de transparência. A Defesa Civil, em parceria com a Educação, promoveu simulados de evacuação na Creche Municipal Professora Marlene Peres. Também houve ações de prevenção e reuniões para preparação diante das previsões de chuvas fortes no início de abril.
A cidade também deu início à elaboração do novo Plano Diretor Participativo, com a primeira reunião de planejamento realizada no período. E recebeu o prêmio Estágio em Destaque CIEE Rio 2024, alcançando alto índice de satisfação dos estagiários no ano passado.

Na interação com outras esferas de governo, Mesquita recebeu visitas da Secretaria de Estado da Mulher, que lançou a campanha “Não é não! Respeite a decisão“, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de representantes das prefeituras de Nilópolis e Petrópolis. A Procuradoria-Geral de Mesquita também recebeu visita institucional da 64ª Subseção da OAB-RJ. Em Brasília, o prefeito Marotto Miranda participou do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 2025, promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.