Chocolates arrecadados por associação parceira de Mesquita contemplarão beneficiários de quatro equipamentos públicos municipais
A ASSIST (Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federais do RJ), em parceria com a Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita, proporcionou uma Páscoa mais doce na cidade. A associação arrecadou cerca de 180 caixas de bombons de colaboradores e associados e direcionou para Mesquita no dia 16 de abril, quarta-feira. Para receber as doações e entregar aos beneficiários, foram até a sede, em Edson Passos, responsáveis pelo Conselho Tutelar, pela CAC (Casa de Acolhimento e Cidadania), pela CAAME (Casa de Acolhimento para Adolescentes de Mesquita) e pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
A atividade faz parte do Programa SOMA, da própria ASSIST, que apoia ações sociais de ONGs e órgãos que atuam na defesa da sociedade civil em situação de vulnerabilidade. Enquanto isso, a ASSIST é uma associação de servidores públicos que oferta benefícios e programas de saúde, lazer, bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores. Para representar a organização, Rayssa Buarque e Pedro Almeida estiveram presentes na cidade.
“Iniciamos a campanha de arrecadação em fevereiro e fechamos no dia 14 deste mês. Fizemos vídeos para os nossos colaboradores, explicando um pouco do objetivo e destacando os pontos de coleta. A parceria com Mesquita já é de anos. E o incentivo maior é a relação de confiança que temos um com o outro, principalmente no que diz respeito à disponibilidade. Quando mencionamos uma proposta, a Subsecretaria daqui já abraça e oferece apoio. É muito produtivo e incentivador para nós”, explica Pedro Almeida. Além de chocolates, em outro momento, a colaboração já resultou em itens como leite, engradados de água e brinquedos para a população em vulnerabilidade social.
No ato da entrega, a mesquitense Rogéria Quaresma, fundadora da instituição social “Somos Todos Sangue Azul”, fez questão de marcar presença. Como uma das colaboradoras da Associação dos Servidores, ela doou algumas caixas de bombom para fortalecer a causa. “Minha instituição acolhe os órfãos, as viúvas e os policiais feridos em todo o estado. Ajudamos em questões como pensão, seguro, auxílio psicológico e outras. Estamos também sempre em parceria com a Assistência Social, oferecendo suporte para auxiliar ainda mais pessoas”, conta a moradora de Santo Elias, que, hoje, é viúva de um policial militar.

Subsecretária Municipal de Assistência Social, Erika Rangel agradece o apoio e destaca a importância de unir forças para valorizar aqueles que mais precisam. “A política pública não serve apenas para estar nos relatórios. Mas deve servir para atender as necessidades da população, contemplando os diferentes cenários que existem na cidade. Nosso papel é buscar por ações e programas eficazes, como é o caso dessa associação, pela qual temos um grande carinho, e trabalhar para que cada munícipe tenha seus direitos garantidos”, frisa.