ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Alergista atende cerca de 330 pessoas por mês em Mesquita

alergista-atende-cerca-de-330-pessoas-por-mes-em-mesquita

Consultas são direcionadas tanto para adultos quanto para crianças, com realização de testes de pele e sangue

Atualmente, Mesquita conta com duas policlínicas: uma em cada lado da cidade, ofertando mais de 30 especialidades médicas no total. Entre elas, está a Alergologia ou, como é conhecida popularmente, Alergia e Imunologia. O atendimento é oferecido na Policlínica Cosmorama, especialmente para o público infantil, e na Policlínica São José, para adultos e crianças, com realização de testes de diagnósticos. Em média, 330 mesquitenses passam pelas consultas todo mês com a médica responsável, a Dra. Fernanda Di Gregorio. 

A alergista atende no município todas as segundas-feiras, na unidade Cosmorama, e às terças, na São José. É no prédio de Santa Terezinha que ela realiza e solicita os testes para a identificação de possíveis alergias em pessoas a partir dos dois anos de idade. São eles: o Prick Test e o IgE específico. O primeiro envolve a aplicação de pequenas quantidades de substâncias suspeitas na pele e a observação de reações como vermelhidão, inchaço ou coceira, sendo feito na própria policlínica. Já o IgE específico, coletado no laboratório municipal, é um exame de sangue que mede a quantidade de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico em resposta a alérgenos específicos. Eles servem para encontrar quadros respiratórios, alimentos e insetos que provocam alergias.

alergista-atende-cerca-de-330-pessoas-por-mes-em-mesquita

O alergista auxilia os pacientes com causas atópicas, como questões urticárias, que são as placas pelo corpo e inchaços na boca e olhos, mas também aqueles que possuem problemas com os quadros respiratórios, tipo coriza, espirro, nariz entupido, coceira nos olhos e nariz. Outro foco é nas pessoas com asma. Nesse caso, investigamos para saber se é asma alérgica ou não. Tratando a causa da alergia, conseguimos melhorar todo o quadro respiratório“, argumenta Fernanda.

Em determinadas épocas do ano, as alergias podem se manifestar com mais frequência, como no outono e inverno. Apesar disso, a alergista destaca a importância do acompanhamento adequado. “Os pacientes que têm sintomas diários, mas deixam para se tratar apenas no inverno, podem acabar não recebendo o tratamento necessário para a alergia deles. A ideia é que esse acompanhamento aconteça durante todo o ano, e não apenas nessas épocas. Assim, no frio, ele fica confortável e assintomático”, explica a médica. Ela orienta que, na identificação de sintomas, o munícipe procure um alergista o mais rápido possível para iniciar ou dar continuidade ao tratamento.

alergista-atende-cerca-de-330-pessoas-por-mes-em-mesquita

Como ser atendido?

Para se consultar com a alergista, é necessário passar, primeiro, por uma avaliação na atenção primária, nas clínicas da família. O mesquitense deve se direcionar à clínica que atende a região dele. Lá, o médico realizará o encaminhamento para a especialidade, direcionando para a unidade mais adequada para o caso.

Cuidados a serem tomados

As pessoas alérgicas ou com suspeita de alergia devem tomar certos cuidados para o controle ambiental. Algumas orientações da médica são: limpar a casa diariamente com pano úmido, evitar o uso de espanadores e vassouras, não ter carpetes ou tapetes, trocar cortinas de tecido por persianas, trocar roupas de cama uma a duas vezes por semana e manter boa iluminação e ventilação. Também é fundamental realizar refeições apenas em locais apropriados, evitar o acúmulo de louça suja na pia da cozinha, fechar o lixo e retirá-lo da casa todas as noites, evitar a presença de cães e gatos nos quartos e cômodos com carpete e evitar contato com fumaça de cigarro dentro de casa.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Compartilhe o Post: