Equipes da Assistência Social de Mesquita já realizaram cerca de 4 mil atendimentos desde domingo

Os mesquitenses afetados pelas fortes chuvas no último final de semana devem comparecer ao CRAS que atendem suas regiões até quinta-feira, dia 18 de janeiro, para realizar o cadastro. A medida é fundamental para a disponibilização de benefícios assistenciais pelo governo do estado e a União, caso do Cartão Recomeçar e do Saque Calamidade do FGTS. Desde domingo até o fim desta quarta, os profissionais da Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita efetuaram cerca de 4 mil registros.

Mesquita conta com seis CRAS, sendo eles: Chatuba (Rua Adolfo de Albuquerque 398); Banco de Areia (Rua Bicuíba 48); Juscelino (Avenida São Paulo 465); Rocha Sobrinho (Avenida Coelho da Rocha 1426); Santa Terezinha (Praça João Pontes 188); e Santo Elias (Rua Cesário 659, na Praça PEC). Eles funcionam das 9h às 17h.

CRAS Santo Elias recebe a população afetada pelo temporal do último fim de semana com organização e cuidado para o cadastramento

Trabalho intenso

Até as 15h23 de domingo, dia 14, foram registrados 273 mm de chuva na Jacutinga, 253 mm no Centro e 241 mm na Chatuba. Vale destacar que a média mensal de chuva esperada para o mês de janeiro era de 270 mm. De acordo com informações do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, o município foi, em todo o estado do Rio de Janeiro, o que mais recebeu chuva em um período de 96 horas. De acordo com dados atualizados nesta quarta, dia 17, a Defesa Civil de Mesquita recebeu 80 ocorrências, registrando 465 desalojados e 10 desabrigados.

Para desobstruir as vias públicas, já nas primeiras horas do domingo, dia 14, a cidade contou com mais de 100 pessoas, além de quatro retroescavadeiras e seis caminhões para retirar entulhos, lixo e lama. O trabalho teve ainda o apoio das equipes da Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Mesquita e da Guarda Civil Municipal, que atuaram no patrulhamento e na orientação dos profissionais atuantes e dos próprios mesquitenses.