ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Prefeitura de Mesquita e Defensoria Pública da União promovem capacitação

Formação busca aprimorar o atendimento prestado à população em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Mesquita, em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU), realizou uma capacitação voltada para profissionais que atuam diretamente na rede de assistência social do município. O objetivo é aprimorar o atendimento prestado à população em situação de vulnerabilidade, com foco na atualização sobre direitos e encaminhamentos adequados para os serviços da Defensoria.

Essa formação apresenta os serviços da Defensoria Pública da União para os agentes municipais, para que eles conheçam e saibam qualificar melhor os atendimentos. Muitas vezes, os profissionais da Assistência estão mais próximos da população em situação de vulnerabilidade do que a própria Defensoria. Por isso, são uma ponte essencial. Quando recebem essa atualização, eles conseguem encaminhar corretamente as demandas e garantir que o direito chegue até o cidadão”, destaca Erika Cristina Berte de Oliveira, gerente de Projetos da Defensoria Pública da União Baixada Fluminense.

Entre os temas trabalhados estão o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Bolsa Família, que sofreram mudanças recentes em suas regras. A troca de informações permite que as equipes municipais identifiquem situações com antecedência e orientem as famílias para evitar a suspensão de benefícios, como no caso de adolescentes que completam 18 anos e necessitam do processo de curatela para manter o BPC.

A capacitação foi conduzida pela equipe da DPU composta por Wilson Duarte, Leandro Nascimento e Victor Hugo do Prado, que compartilharam experiências práticas e orientações sobre o encaminhamento adequado das demandas.

A representante da DPU também destacou a importância de compreender o núcleo familiar como um todo. “Na Assistência, não se olha apenas para um indivíduo isolado. Muitas vezes, a criança que está em acompanhamento sofre por conta de um avô que não consegue acesso à Saúde, por exemplo. Ao acionar a Defensoria, resolvemos a situação daquela pessoa, mas também da família inteira. Isso fortalece a ideia de atendimento integral e humanizado”, explica Erika.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Compartilhe o Post: