Evento celebrou a conclusão do curso voltado aos estudos de empreendedorismo
O Espaço da Mulher Mesquitense promoveu, na tarde da última terça-feira, 26 de agosto, a formatura do projeto Potência Feminina, curso realizado em parceria com o Instituto Mundo Novo e focado em conteúdos de empreendedorismo. Com a presença de familiares, profissionais do equipamento municipal e da organização social, a cerimônia celebrou a conclusão da formação de 30 mulheres que, ao longo de meses, aprenderam sobre temáticas relacionadas à rotina de trabalho de uma empreendedora.
Para compor a mesa de autoridades responsáveis pela entrega dos certificados, foram convidadas as professoras Júlia Barboza e Célia Lopes, dos cursos de Design de Sobrancelhas e Depilação; a coordenadora dos Direitos Humanos de Mesquita, Daiane Maria Rodrigues; a psicóloga do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Fabiana Cavalcanti; e, representando o Instituto Mundo Novo, a instrutora Cainara Leão e a coordenadora Luciana Simãozinho.
“Como mulher, mãe, empreendedora e gestora, entendo as nossas dificuldades e limitações. É desafiador quando nos propomos a fazer um curso ou qualquer coisa para a nossa vida. Na caminhada da mulher, sabemos quantas dificuldades enfrentamos para concluir um projeto ou alguma outra atividade . Por isso, é tão importante reconhecer a jornada de cada uma de vocês, formandas, até aqui, nesse momento de oficialização dessa conquista”, comenta a coordenadora Luciana.

O curso foi realizado por dois meses, com aulas que aconteciam uma vez por semana. Composto por oito módulos, as aulas abordaram assuntos referentes a noções de funcionamento do mercado de trabalho, organização financeira e precificação, além de passar às estudantes orientações sobre construção de currículo, criação de perfil no LinkedIn e dicas para entrevistas de emprego. Durante a cerimônia, discursos inspiradores ressaltaram a importância de incentivar o potencial das mulheres e valorizar o trabalho feminino, emocionando o público presente.
“Empreender não é apenas abrir um negócio. É ter atitude, acreditar em si mesmo e encontrar soluções, mesmo em meio às dificuldades. Foram dias de dedicação, desafios, aprendizados e superação. Hoje, realizamos com muito orgulho essa formatura. Quero agradecer também ao Instituto Mundo Novo, nosso parceiro nessa jornada, por acreditar na educação como ferramenta de mudança e por apoiar iniciativas que impactam diretamente a vida das mulheres em nossa comunidade. Mais do que um certificado, essas formandas e empreendedoras levam consigo conhecimento, coragem e, principalmente, a capacidade de transformar sonhos em realidade”, declarou Silvania Almeida, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Mesquita e responsável pelo Espaço da Mulher Mesquitense.