Atividades tiveram como objetivo analisar o nível de proficiência dos alunos em relação ao currículo da Rede Municipal de Ensino de Mesquita, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Entre 1º e 3 de julho, estudantes do Ensino Fundamental da rede pública municipal exercitaram seus conhecimentos durante os simulados do Acerta Brasil, solução metodológica adotada pela Educação de Mesquita, que auxilia o desenvolvimento das habilidades e competências obrigatórias relativas ao ano de escolaridade. Ao longo desses três dias, as atividades abrangeram conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física e Língua Inglesa, distribuídos em questões de múltipla escolha.
Esses simulados são realizados bimestralmente entre as turmas do Ensino Fundamental. A cada dia de aplicação dos exames são trabalhados de dois a três componentes curriculares, explorando as matérias dadas em sala de aula no decorrer do bimestre. Nesse contexto, as avaliações possuem de 12 a 16 questões, variando de acordo com o segmento. Além disso, o conteúdo das avaliações encontra-se alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento regido pelo Ministério da Educação, responsável por definir os conhecimentos e habilidades que devem ser desenvolvidos ao longo da trajetória escolar do estudante.

“A realização dos simulados visa diagnosticar o nível de proficiência dos estudantes e a eficácia do trabalho realizado na rede municipal de ensino. Assim, prezamos pelo desenvolvimento significativo e verdadeiro das habilidades e competências necessárias para que nossos estudantes progridam na vida acadêmica e profissional, de modo que possam ocupar a posição que desejarem na sociedade, sem distinção entre oriundos da educação pública ou privada”, explica Monique Rosa, subsecretária municipal de Educação.
Os exames seguem o mesmo modelo dos questionários do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), método utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para fornecer um diagnóstico do nível da educação municipal em todo o país. A partir dessa avaliação, o Governo Federal pode identificar lacunas na educação básica nacional e trabalhar na elaboração de políticas públicas para saná-las.

Eliana Salviano é professora de Português para os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, no Centro. A docente revela suas impressões sobre o simulado, assim como as expectativas sobre o resultado. “A prova de Português estava totalmente de acordo com o nível dos conteúdos que trabalhamos utilizando os materiais didáticos. Então, acredito que eles conquistem um bom desempenho”, declarou.