Evento reforça o compromisso do governo municipal e do governo estadual com a proteção da infância e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
A Prefeitura de Mesquita, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, promoveu uma palestra sobre o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil –, com foco no assessoramento técnico aos profissionais da rede. O encontro foi um espaço de diálogo sobre estratégias de proteção à infância, destacando a importância de uma atuação ética, qualificada e integrada entre diferentes áreas da gestão pública.
Durante o evento, a coordenadora estadual do PETI, Letícia Diniz, apresentou os principais pontos do programa, suas diretrizes e objetivos. De forma clara, ela compartilhou orientações práticas, dados e reflexões que contribuem para fortalecer a atuação dos técnicos no enfrentamento ao trabalho infantil.
“O assessoramento em Mesquita teve como objetivo qualificar ainda mais os profissionais do SUAS no combate ao trabalho infantil. Sabemos que essa é uma questão complexa, com muitas causas envolvidas. Por isso, buscamos fortalecer os conhecimentos dos técnicos, promovendo trocas que ajudem a aprimorar a execução do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no município”, declarou Letícia.

A palestra também reforçou o papel central da Assistência Social nesse enfrentamento, com destaque para ações de prevenção, identificação de casos, acompanhamento familiar e garantia do acesso à educação. A presença da subsecretária municipal de Assistência Social, Erika Rangel, reafirmou o compromisso institucional com a causa.“Situações históricas, em que pessoas tiveram seus direitos violados pelo trabalho precoce, já foram superadas com o avanço das políticas públicas. Mas ainda temos muito a conquistar. Nosso objetivo é garantir o acesso a direitos básicos para que nenhuma criança tenha a infância prejudicada por necessidades que deveriam ser atendidas pelo Estado e pela sociedade”, afirmou Erika.