ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Atividade sobre hipertensão reúne Saúde e Assistência Social

Roda de conversa aconteceu no Centro Municipal de Longevidade e contou com presença de profissionais das duas áreas e usuários do equipamento

Na última terça-feira, 29 de abril, o Centro Municipal de Longevidade de Mesquita recebeu uma roda de conversa em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado no último sábado, dia 26. A ação foi promovida de forma integrada pela Subsecretaria Municipal de Assistência Social e pela Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita, com a presença de profissionais das duas áreas e usuários do equipamento.

A ação reforçou a importância do trabalho intersetorial no cuidado com a saúde da população mesquitense. “Quando unimos a Saúde e a Assistência Social, conseguimos olhar para o cidadão de forma integral, considerando não só o aspecto físico, mas também o emocional, o social e até o contexto familiar. Quem mais ganha com essa parceria é a população, que passa a receber um cuidado mais completo, humano e acolhedor”, pontua a subsecretária municipal de Assistência Social, Erika Rangel.

Representantes da Clínica da Família Walter Borges e da Clínica da Família França Leite, ambas da Chatuba, participaram da atividade, que também contou com a nutricionista Natasha Cardoso, do Programa Saúde da Pessoa Idosa; com o coordenador dos Direitos Humanos de Mesquita, Loan Cavalcante; com a coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Atenção Básica de Mesquita, Jessica Silva Cabral; e com o gerontólogo Jairo Adão, que é morador da Chatuba.

Além dos diálogos e trocas de experiência, a manhã teve espaço para uma apresentação cultural dos próprios frequentadores do Centro Municipal de Longevidade, abordando de forma lúdica a importância de uma alimentação equilibrada e da prevenção na rotina de cuidados com a saúde.

A hipertensão pode parecer silenciosa, mas seus impactos são graves. Uma alimentação desequilibrada, com excesso de sal e açúcar, compromete o organismo e pode se tornar uma ameaça real à saúde. Por isso, é tão importante a prática regular de exercícios físicos, de esporte e a busca por hábitos mais saudáveis. São atitudes simples que fazem diferença”, destaca Flávia Santos, coordenadora do Centro Municipal de Longevidade e do CRAS Chatuba.

Durante a roda de conversa, a nutricionista Natasha Cardoso reforçou a importância da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, instrumento disponibilizado pelo Ministério da Saúde para acompanhar a evolução clínica e promover o cuidado integral das pessoas com mais de 60 anos. “A caderneta é um documento fundamental, que facilita o registro e o acesso aos serviços de saúde. E o idoso tem o direito de solicitar a atualização dela sempre que for ao médico. Faz parte do cuidado que deve ser contínuo e de qualidade”, explicou.

Já a coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Jessica Silva Cabral, ressaltou um dado importante sobre o cuidado na Atenção Básica com os pacientes não só de hipertensão, mas de qualquer doença crônica. “Cada clínica da família de Mesquita conta com enfermeiros responsáveis pela linha de cuidado das doenças crônicas. Esses profissionais fazem o levantamento dos pacientes hipertensos, diabéticos, com doenças respiratórias e, a partir disso, garantem o encaminhamento necessário para o acompanhamento adequado”, detalhou.

Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?

Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?

Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Compartilhe o Post: