Iniciativa é organizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e acontece em todos os CRAS da cidade
A primeira colônia de férias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 2025 está acontecendo em Mesquita. Entre os dias 27 e 31 de janeiro, crianças atendidas pelo SCFV estão aproveitando o recesso escolar nas dependências dos Centros de Referência de Assistência Social do município, para participar de uma semana repleta de atividades recreativas e interações socioassistenciais e socioeducativas. Na tarde da quarta-feira, dia 29 de janeiro, 66 crianças de 6 a 14 anos se reuniram no CRAS Chatuba para uma programação repleta de música, jogos e gincanas.
“O cuidado e a atenção com a criança é prioridade e foco da nossa política de assistência social. E a colônia de férias vem nesse encontro de cuidado, de proteção e defesa dessas crianças. É uma satisfação e uma alegria ver o equipamento funcionando e proporcionando essa semana de muito lazer e recreação para eles”, declara a subsecretária municipal de Assistência Social, Erika Rangel.
Ao longo dessa semana, as dinâmicas programadas incluem brincadeiras como dança das cadeiras, amarelinha, pintura e desafios com bola. Para Hevelin Ferreira, de 39 anos, a colônia de férias do SCFV fortalece a união entre as crianças. “Esse programa e as atividades oferecidas são muito importantes, pois ajudam a tirar as crianças da rua e das telas, promovendo o desenvolvimento delas. Sou mãe de cinco filhos e quatro deles participam das atividades do SCFV. As profissionais aqui são supercapacitadas, amorosas e carinhosas. Me sinto muito satisfeita em vê-los aqui”, afirma a moradora da Chatuba.
Com duas edições ao ano, que acompanham o período de recesso das unidades escolares, as atividades são realizadas por oficineiros que promovem ações lúdicas, recreativas e culturais às crianças.
“Promover esses momentos de convivência em um espaço onde as crianças podem se encontrar, brincar e trocar experiências é essencial para o desenvolvimento social delas. Conseguimos também abrir nossas portas para crianças de fora, que não são atendidas pela equipe, o que contribui muito na busca ativa e na identificação de famílias que possam ser beneficiadas com o serviço. As atividades são cuidadosamente planejadas para estimular a criatividade e promover a convivência, fortalecendo laços que vão além do nosso espaço”, explica a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Sildivânia Souza.