Evento fez parte da segunda etapa da elaboração do plano de gerenciamento integrado de resíduo sólidos no município
Mesquita realizou na última terça-feira, dia 6 de fevereiro, o II Seminário de Gestão de Resíduos, que aconteceu no Centro Municipal Mister Watkins, das 9h às 12h30. O evento fez parte da segunda etapa de elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, que direcionará a ação do município em relação à questão por, pelo menos, os próximos dez anos. A previsão é que o plano esteja pronto até abril de 2024 e ele faz parte das metas estabelecidas no Plano Municipal de Saneamento Básico de Mesquita, datado de 2018.
Após as pesquisas de campo e questionário disponibilizado para a população – foram registradas 1032 respostas –, foi apresentado o prognóstico com ações que podem diminuir ou eliminar os problemas encontrados. “Essa parte é muito importante para a população que, às vezes, realiza descartes irregulares. Essas atitudes, em um momento de chuvas torrenciais, podem ocasionar entupimentos e alagamentos”, aponta Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Um dos objetivos é reduzir os gastos públicos com ações não tão eficientes e maximizar aquelas que podem trazer resultados melhores. “Com esse direcionamento para os próximos dez anos, podemos diminuir as despesas com o recolhimento dos resíduos, potencializar a atuação do nosso programa de coleta seletiva e também educar os nossos munícipes para melhorar a conservação do meio ambiente”, completa Rholmer.
Com os dois seminários já concluídos, o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos será encaminhado para validação administrativa e do Conselho Municipal de Meio Ambiente.