Bate-papo com profissionais da clínica da família do bairro abordou o Sistema de Alertas de Desastres da Defesa Civil
Na última terça-feira, dia 30 de janeiro, a Defesa Civil de Mesquita promoveu uma roda de conversa com agentes comunitários da Clínica da Família Cosmorama. O foco do encontro foi orientar esses profissionais sobre a relevância do Sistema de Alertas de Desastres da Defesa Civil, com o intuito de fortalecer a prevenção e a resposta rápida frente a situações de emergência, capacitando-os para serem multiplicadores de informações junto à população local. Ao todo, 40 pessoas estiveram envolvidas no encontro.
“Sempre procuramos oferecer ações como essa, visando atingir públicos variados. Ao conscientizarmos a população, Mesquita pode se tornar um ambiente mais seguro e mais preparado para lidar com situações de emergência”, afirma o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Junior.
Durante o bate-papo, foram apresentados serviços prestados pela Defesa Civil, além de orientações referentes ao cadastramento da população no sistema de alerta. A ação já foi realizada em outras unidades da Atenção Básica, como as clínicas da família São José, França Leite, Walter Borges, Banco de Areia e Juscelino.
”Essas iniciativas acrescentam conhecimentos e instruções para as equipes e assim, aprendemos a como orientar os moradores a receber as informações e como agir nessas situações de chuvas fortes“, valoriza a coordenadora da Clínica da Família Cosmorama, Rita de Cássia.
Para receber os avisos de forma completa, os moradores podem se inscrever a partir do SMS e do WhatsApp. No caso do SMS, é necessário que o munícipe envie um torpedo com o CEP da sua residência para o número 40199. Já para o aplicativo de troca de mensagens, basta escrever para o WhatsApp (21) 97299-3223, escolher a opção 3 (Defesa Civil – Alertas) e preencher os dados solicitados pela Defesa Civil de Mesquita. Até mesmo por não haver limitação no número de caracteres, as mensagens emitidas pelo WhatsApp podem trazer informações adicionais. ”Essas informações podem ser essenciais para que a população saiba agir de maneira correta numa situação de emergência e compartilhar essa comunicação faz com que essas noções se multipliquem entre os mesquitenses”, defende Marlon Araújo, diretor da Defesa Civil de Mesquita.