Para ter acesso, é preciso residir em um dos endereços listados no relatório disponibilizado pela Defesa Civil do município no Portal da Transparência

Mesquitenses que residem nos endereços de Mesquita, sob vigência da declaração de Situação de Emergência, que estejam inclusos no relatório da Defesa Civil encaminhado à Caixa Econômica Federal já podem solicitar o Saque Calamidade do FGTS. Para isso, porém, é preciso ter saldo positivo na conta e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada, no entanto, é de R$ 6.220 por conta vinculada. Essa liberação pode ser feita a partir do próprio aplicativo FGTS ou, no caso de dificuldades, em uma agência da Caixa. A lista com os endereços enviados à CEF pode ser consultada no Portal da Transparência de Mesquita, na aba “Gestão de Crises Climáticas 13/01/2024”. Dentro dela, clica-se em “Defesa Civil – SEMDEC” e, em seguida, no arquivo “Lista de ruas afetadas FGTS Calamidade Mesquita”.

O procedimento é rápido. Pelo aplicativo, na opção ‘Meus Saques’, há a alternativa ‘Outras Situações de Saques’. Ali, é só selecionar o motivo ‘Calamidade Pública’, o munícipio de Mesquita, informar o endereço e clicar em ‘Continuar’. A partir daí, vai ser questionado se a pessoa quer receber em conta bancária ou prefere sacar presencialmente. Vai ser pedido também o upload de alguns documentos e, depois, a Caixa analisa a solicitação e, estando tudo certo, o valor é liberado”, explica o secretário municipal de Governança de Mesquita, Fabio Baiense.

De acordo com o site da Caixa Econômica Federal, o prazo para solicitação do Saque Calamidade do FGTS para a população mesquitense se encerra em 15 de abril. Exceto a própria capital, Mesquita foi a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio entre as atingidas pelo temporal de 13 e 14 de janeiro a conseguir essa liberação.

Segundo Baiense, quem residir em endereços afetados pelo temporal da noite do dia 13 e da madrugada de 14 de janeiro mas que não estiverem inclusos na lista divulgada previamente pela Defesa Civil, deve se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social que atende a sua região. Há seis CRAS em Mesquita. Os endereços são: Chatuba (Rua Adolfo de Albuquerque 398); Banco de Areia (Rua Bicuíba 48); Juscelino (Avenida São Paulo 465); Rocha Sobrinho (Avenida Coelho da Rocha 1426); Santa Terezinha (Praça João Pontes 188); e Santo Elias (Rua Cesário 659, na Praça PEC). Todos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.