Logo PMM

(21)2042-3085

ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085

Força-tarefa desobstrui vias e unidades da Assistência Social e Defesa Civil dão suporte à população afetada pela chuva que caiu ao longo da tarde e noite de sábado e madrugada de domingo

A Prefeitura de Mesquita informa que realiza neste domingo uma força-tarefa que envolve todas as áreas do governo municipal, em função da grande quantidade de chuva que caiu no município durante a tarde e noite de ontem e a madrugada de hoje, 14 de janeiro.  Retroescavadeiras e caminhões estão sendo utilizados para a desobstrução das vias públicas e todos os CRAS da cidade, além da própria sede da Subsecretaria Municipal de Assistência Social, estão funcionando, prestando atendimento à população afetada. Mais de 755 atendimentos já foram registrados, de acordo com dados atualizados às 16h50.

Até as 15h23 deste domingo, dia 14, foram registrados 273 mm de chuva na Jacutinga, 253 mm no Centro e 241 mm na Chatuba. Bolsões de água se formaram em algumas vias da cidade. Segundo dados da Defesa Civil, atualizados às 16h10, 38 ocorrências foram registradas e há 58 pessoas desalojadas – que saíram das suas casas, mas não precisam de abrigo porque se instalaram nas residências de parentes ou pessoas próximas. Não há desabrigados e nem feridos ou óbitos registrados no município de Mesquita em função das chuvas.

Equipes de Trânsito também atuam em Mesquita desde o início do temporal. Há um patrulhamento intenso para verificar demandas na cidade, em operação especial, dando apoio principalmente na limpeza das ruas e nas orientações aos motoristas para que a fluidez no trânsito seja melhor. A Guarda Civil Municipal também está envolvida nessas ações, prestando ainda apoio aos CRAS da cidade, que recebem neste domingo, em esquema especial de plantão, a população afetada pelas chuvas. Além disso, animais silvestres foram resgatados – um lagarto teiú, por exemplo, foi encontrado nos jardins da própria Prefeitura de Mesquita, provavelmente retirado de seu habitat natural pela força da água. Outro lagarto foi encontrado na Avenida Eternidade, na Vila Emil. Ambos serão levados, na manhã desta segunda-feira, dia 15, ao CETAS, o Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Ibama, localizado no município de Seropédica.

Trabalho intenso

Mais de 100 pessoas, quatro retroescavadeiras e seis caminhões estão envolvidos na desobstrução das vias públicas de Mesquita. Os trabalhos começaram nos primeiros minutos da manhã deste domingo e não há previsão para se encerrarem. Cada caminhão é capaz de retirar até 14 toneladas de lixo, entulho e lama das ruas.

Reunião com o Estado

Já na manhã deste domingo, uma equipe de suporte da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro esteve na Prefeitura de Mesquita para dar suporte às pessoas afetadas pelo temporal. A intenção é fazer um levantamento para a possível disponibilização de kits contendo itens como cestas básicas, colchonetes, materiais de limpeza e higiene e água mineral.

Defesa Civil e bombeiros

Para entrar em contato com a Defesa Civil de Mesquita, a população pode ligar para 4042-1772. Caso seja necessário entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, o número é 193. Mesquitenses podem receber os alertas enviados pela Defesa Civil de Mesquita a respeito das condições meteorológicas da cidade. Basta enviar um SMS para 40199 informando o número do CEP da residência. Além disso, pelo WhatsApp, no menu de atendimento do número (21) 97299-3223, também é possível habilitar a linha telefônica para receber mensagens no aplicativo sobre as condições de tempo em Mesquita. Outras informações também são enviadas, como formas de agir de acordo com o risco de desastre, seja ele causado por inundação, vendaval, deslizamento, etc.

Abaixo, seguem os endereços dos CRAS e da sede da Assistência Social de Mesquita:

Sede – Avenida Marechal Castelo Branco, 122, em Edson Passos.

Chatuba – Rua Adolfo de Albuquerque, 398.

Banco de Areia – Rua Bicuíba, 48.

Juscelino – Av. São Paulo, 465.

Rocha Sobrinho – Av. Coelho da Rocha, 1426.

Santa Terezinha – Praça João Pontes, 188.

Santo Elias – Rua Cesário, 659.

Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?
Então, acesse nosso Portal de Notícias!