Workshop pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Evento será quinta-feira, dia 24 de julho, às 14h, no Espaço da Mulher Mesquitense Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Espaço da Mulher Mesquitense promoverá um workshop especial para elas. Com o tema “Desigualdades estruturais e o acesso aos direitos reprodutivos”, a ação acontece na próxima quinta-feira, dia 24 de julho, no próprio Espaço, localizado na Rua Libânia 195, na Vila Emil, a partir das 14h. A iniciativa faz parte da campanha “SUAS sem Racismo”, dentro do processo de Educação Permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que busca debater as questões e dimensões do racismo. Para participar do workshop, basta acessar o seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2m4-urjqDA50WD-tuJPsXIAg5oPBFB3DZIj9CMbq3e4qV2Q/viewform e realizar a inscrição. “Será um momento muito especial para todas as mulheres. Esse é um tema muito importante e delicado, mas que precisa ser discutido. A oportunidade também vai servir para que as participantes compartilhem suas ideias e tirem dúvidas. O legal é que também será próximo ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, data que nos lembra da urgência em combater as múltiplas formas de discriminação enfrentadas por essas mulheres”, pontua Silvânia Almeida, gestora do Espaço da Mulher Mesquitense e coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres. A atividade será conduzida por Tatianny Araújo, que é servidora federal da saúde e graduada e mestre em Serviço Social pela UFRJ e UERJ, respectivamente. Ela também participa do grupo de pesquisas “As legalidades e ilegalidades do direito ao aborto na América Latina e Caribe”, pela UERJ, onde atua como pesquisadora e supervisora de estágio. Equipamento O Espaço da Mulher Mesquitense atua na valorização da autoestima e no empoderamento da população feminina. Lá, são oferecidos cursos e oficinas, como de Barbeira, Cabeleireira, Depilação, Design de Sobrancelhas, aula de Ritmos e Zumba, além de agendamento com nutricionista para as alunas. O prédio fica na Vila Emil e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Mesquita realizará a 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

Evento acontecerá dia 23 de julho e abordará o tema “Democracia, igualdade e mais conquistas para todas” Mesquita promoverá, no próximo dia 23 de julho, a 4ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres da cidade. Com o objetivo de avaliar o panorama das políticas públicas voltadas para as mulheres no município e construir, de forma participativa, diretrizes para o fortalecimento dessas ações, o evento, que será realizado no auditório do Fórum de Mesquita, no terceiro andar do prédio, reunirá representantes do poder público e da sociedade civil para debater o tema “Democracia, igualdade e mais conquistas para todas”. O horário da conferência será das 13h às 17h. Para compor a Comissão Organizadora do evento, foi realizado um fórum na OAB/Mesquita durante o mês de julho, com o objetivo de eleger os representantes do Poder Executivo Municipal e da sociedade civil que atuarão no planejamento da conferência. Na ocasião, foram escolhidas para integrar a comissão Fabiana da Silva Soares, Fernanda Cristina de Barros Lima e Laurinda Soares Delgado, como sociedade civil; e Erika Rangel, Daiane Maria Rodrigues e Silvania de Almeida, como membros do poder executivo do município. A conferência tem como foco fomentar a promoção da equidade de gênero, a participação cidadã e a valorização das diversas realidades femininas no território mesquitense, com a proposta de, através de um diagnóstico coletivo, formar novas iniciativas que promovam mais avanços nas políticas públicas destinadas às mulheres. “Com a realização da conferência, demonstramos que Mesquita está comprometida com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva para todas as mulheres. Este evento não é apenas uma oportunidade de dialogarmos sobre a necessidade de políticas públicas que ofereçam suporte real às mulheres, mas também um passo importante em direção à igualdade de direitos e oportunidades”, explica a subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita, Erika Rangel. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Espaço da Mulher Mesquitense celebra festa julina

Com o tema “Cabra macho não bate em mulher”, ação contou com apresentações de danças, comidas típicas e confraternização de alunas de diferentes cursos O Espaço da Mulher Mesquitense promoveu, na última terça-feira, dia 15 de julho, uma tarde repleta de animação para as alunas com a realização do “Arraiá do Espaço”, festa julina que reforçou a campanha de enfrentamento à violência doméstica com o tema “Cabra macho não bate em mulher”. O evento, que foi aberto ao público, reuniu alunas de todos os cursos do equipamento e contou com muitas comidas típicas das comemorações, decorações temáticas e integração entre as estudantes. “Como aluna, adorei a iniciativa da festa. Aqui, o espaço também é maravilhoso e as aulas são ótimas, então é muito legal confraternizar assim”, comenta a aluna de Zumba Janete Menezes, de 57 anos. As apresentações de dança ficaram por conta das alunas da oficina de ritmos oferecida no local, que aproveitaram para demonstrar o que aprenderam ao longo das aulas. Durante a festividade, mais dinâmicas de dança foram realizadas ao som de músicas típicas, com a integração entre alunas, professoras e funcionárias do espaço. “Apesar desse momento de festa, estamos aqui, juntas, fortalecendo uma causa que é de todas nós: a campanha contra a violência doméstica. Cada uma tem um papel fundamental nessa luta e é essencial que continuemos a nos empoderar e nos apoiar na busca por um mundo onde todas as mulheres possam viver em paz e segurança”, declara a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres e responsável pelo Espaço da Mulher Mesquitense, Silvania Almeida. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!