ouvidoria@mesquita.rj.gov.br
(21)2042-3085 - Ramal 1033

Mesquita instala 30 novas placas de trânsito em 2025

Reforço da sinalização vertical contribui para a segurança no trânsito em Mesquita A Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito já instalou 30 novas placas em Mesquita no primeiro trimestre de 2025. Ainda em relação à sinalização vertical na cidade, a equipe também está comprometida em substituir placas danificadas – a maioria devido a vandalismo, além de algumas afetadas por condições climáticas. “Esse é um trabalho contínuo na cidade, visando um trânsito mais fluido e seguro. O serviço abrange vias principais, como a Avenida Baronesa de Mesquita, Avenida Presidente Costa e Silva, Rua Prefeito José Montes Paixão e Avenida Getúlio de Moura, além de ruas secundárias”, detalha Roberta Damasceno, subsecretária municipal de Transporte e Trânsito. Roberta destaca que Mesquita segue as diretrizes do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, atualizado anualmente por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Além das novas placas, a cidade ainda realiza, mensalmente, a manutenção de sinalizações horizontais, como faixas de pedestres e demarcações viárias. No total, foram contabilizadas 456 ações apenas no primeiro trimestre de 2025. Balanço de 2024 Segundo a Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito, as 30 novas placas instaladas no primeiro trimestre de 2025 representam um aumento de cerca de 20% em relação às sinalizações verticais realizadas ao longo de 2024. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram contabilizadas por volta de 100 novas instalações. “Até o momento, a média em 2025 tem sido de dez placas por mês. No ano passado, encerramos com uma média de aproximadamente oito novas placas mensais. Além disso, os munícipes podem entrar em contato com a Subsecretaria Municipal de Transporte e Trânsito e sugerir locais para a instalação de novas placas”, avisa Roberta Damasceno. Para entrar em contato com a equipe, basta ligar ou enviar mensagem de WhatsApp para o telefone (21) 2042-7015 ou enviar e-mail para setrans@mesquita.rj.gov.br. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Mesquita começa a aplicar vacina contra a gripe

Imunização fica disponível em 11 unidades de saúde da cidade para o público-alvo A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira, 2 de abril, em Mesquita. Os públicos-alvo são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, Profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação da liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e trabalhadores dos Correios. Ao todo, 11 unidades aplicam a vacina contra a gripe. A gripe ou influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela possui elevada capacidade de transmissão e tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Já a transmissão acontece, principalmente, de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível. Para evitar o contágio e a disseminação, é de extrema importância a vacinação com o imunizante. Em Mesquita, os munícipes convocados podem se dirigir a um dos pontos com vacina contra a gripe. São eles: Clínica da Família São José – Avenida União 676 – Santa Terezinha. Clínica da Família Cosmorama – Avenida Baronesa de Mesquita 316 – Cosmorama. Clínica da Família Dr. Jorge Campos – Avenida Brasil 1.006 – Coreia. Clínica da Família Banco de Areia – Avenida Governador Celso Peçanha 1350 – Banco de Areia. Clínica da Família França Leite – Rua Cel. França Leite 732 – Chatuba. Clínica da Família Juscelino – Avenida Getúlio de Moura s/nº – Juscelino. Clínica da Família Edson Passos – Avenida Marechal Castelo Branco s/nº – Edson Passos. Clínica Da Família Jacutinga – Rua Tamaru 460 – Jacutinga. Clínica da Família Rocha Sobrinho – Avenida Coelho da Rocha 2202 – Rocha Sobrinho. Clínica da Família Walter Borges – Rua Inácio Serra s/nº – Chatuba. Centro de Vigilância em Saúde Paraná – Rua Paraná 557 – Centro. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!

Mesquita realiza seminário de combate à tuberculose

Ação foi aberta ao público, mas também teve transmissão on-line pelas redes da prefeitura A Prefeitura de Mesquita realizou na última quarta-feira, dia 26 de março, um seminário voltado ao combate à tuberculose. O evento aconteceu no Centro Cultural Mister Watkins, das 10h às 14h, e contou com a presença de diversas autoridades. A iniciativa foi promovida em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. “O objetivo do seminário é conscientizar, pois os sintomas da tuberculose ainda passam despercebidos. Tosse seca por mais de 15 dias, perda de apetite, emagrecimento, febre ao entardecer e suor noturno são sinais da doença. É essencial divulgar essas informações para que a população busque atendimento. Com 100% de cobertura da saúde da família no município, a detecção e o tratamento estão mais acessíveis”, destacou Silvio Diniz, diretor da Vigilância Epidemiológica. O evento contou com a presença do prefeito de Mesquita, Marotto Miranda; da subsecretária municipal de Assistência Social, Erika Rangel; do secretário municipal de Saúde, Dr. Emerson Trindade; e do Coordenador de Vigilância Ambiental, Sanitária e Zoonoses de Mesquita, Sérgio Vigas. A abertura foi marcada pela execução do Hino Municipal de Mesquita. “A Assistência Social trabalha de forma integrada, com controle social, participação popular e discussão democrática de políticas públicas. Para mim, é uma dupla honra estar aqui. Além de representar a Assistência Social, também integro o colegiado dessa área. O Conselho Municipal de Assistência Social precisa estar fortalecido, pois suas pautas se conectam diretamente com a Saúde e com outras políticas públicas essenciais”, ressaltou Erika Rangel, durante sua participação no evento. O seminário foi transmitido ao vivo pelo instagram oficial da Prefeitura de Mesquita. Com isso, mais pessoas puderam acompanhar as discussões promovidas durante a ação. Na ocasião, o secretário municipal de Saúde de Mesquita aproveitou para reforçar a importância do papel das clínicas da família no trabalho de prevenção e diagnóstico na cidade. E frisou que o serviço está disponível a toda a população da cidade. “Mesquita se tornou uma referência em Atenção Primária e nos programas que implementamos, com políticas públicas que geram resultados. Temos 100% de cobertura na Atenção Básica, o que significa que seja qual for o bairro ou a rua em que a pessoa more em Mesquita, tem uma clínica da família para atendê-la”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Dr. Emerson Trindade. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube  e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!