Escolas municipais fechadas nesta sexta-feira
Alunos da rede pública municipal de ensino receberão atividades remotas A Secretaria Municipal de Educação informa que todas as unidades da rede pública municipal de ensino estarão fechadas nesta sexta-feira, dia 22 de março. No entanto, atividades remotas serão enviadas aos alunos, para cumprimento de carga horária letiva. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
IV Seminário das Águas de Mesquita nesta sexta

Evento acontece das 9h ao meio-dia, na sede da prefeitura, e tratará temas como as atitudes humanas que afetam as águas locais e globais Na próxima sexta-feira, dia 22 de março, o Auditório Zelito Viana, no primeiro andar da sede da prefeitura, recebe o IV Seminário das Águas de Mesquita. O evento, com o tema: “A urgência climática e a manutenção dos recursos hídricos”, acontece das 9h ao meio-dia. Um dos temas abordados no dia será como as ações humanas afetam as águas locais e globais, envolvendo a relação com as chuvas no município. Para participar, basta se inscrever no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2LCUoA8k8_pI0alXEBO3PyhLDqRmaYIZFdsWG7Q4D6YIAfQ/viewform O evento é aberto ao público, que terá a oportunidade de participar ativamente das atividades, fazendo comentários e tirando dúvidas. “Essa interação será muito importante para ouvir a voz dos mesquitenses e conhecer suas vivências. Eles são o foco principal desse projeto e, com certeza, serão fundamentais para a elaboração de mais políticas públicas sobre água na nossa cidade”, frisa o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Junior. A programação começa às 9h, com um coffee break, seguido da cerimônia de abertura. Às 9h55, será a vez da palestra “Para além das mudanças climáticas, um olhar crítico sobre os desastres ambientais”, do professor e doutor em Geografia Manoel Ricardo Simões, da IFRJ Nilópolis. Depois disso, às 10h50, a população participará do bate-papo com a agricultora Deise Dourado, que atualmente ocupa a presidência da Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita, a COOPAMESQ. Trabalhos integrados Além do próprio evento, a sede da Prefeitura de Mesquita recebe uma exposição especial dos figurinos da G.R.E.S. Tubarão de Mesquita, escola de samba mesquitense que, no desfile deste ano, abordou temas como a preservação de água e as questões hídricas locais. “O projeto deles tem tudo a ver com o nosso seminário. Por isso, resolvemos unir as duas partes para fazer um trabalho ainda mais excelente”, explica Rosaura Clem, coordenadora de Educação Ambiental da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Mesquita. Fora isso, o encerramento do IV Seminário das Águas de Mesquita contará com a participação especial do representante da própria G.R.E.S. Tubarão de Mesquita. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!
Intensificação no combate à Dengue movimenta o Cosmorama

Ao todo, 130 agentes atuaram em prol da redução da proliferação do mosquito Aedes Aegypti no último sábado Uma intensa operação de combate à Dengue foi realizada no sábado, dia 16 de março, no bairro Cosmorama, em Mesquita. Promovida pelo Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, a iniciativa teve como principal objetivo conter a propagação da doença na área e reduzir o índice de infestação do mosquito transmissor. Com uma equipe composta por 130 agentes de saúde, a ação teve início às 9h da manhã, com os profissionais percorrendo as ruas do bairro em diferentes rotas para abranger toda a área. Um dos focos foi a inspeção de residências domiciliares, para identificar e tratar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Além disso, foram tomadas medidas como a proteção de caixas d’água e outros recipientes com lonas, incluindo verificação em estabelecimentos comerciais, como borracharias, devido à propensão ao acúmulo de água parada em seus ambientes. “Sempre tomamos cuidado aqui em casa, mas com essa visitação de profissionais, a gente pode observar e aprender outros meios de se proteger da dengue”, afirma Ariele de Oliveira, que tem 30 anos. Com o auxílio de carros fumacê, a mobilização ainda envolveu a distribuição de panfletos informativos com orientações preventivas e uma apresentação dos sintomas da Dengue. Além disso, profissionais de entomologia realizaram a captura de mosquitos para estudos adicionais sobre a dinâmica de transmissão da doença na região. “Essa intensificação não é apenas uma oportunidade de combater os mosquitos, mas também um investimento na saúde e no bem-estar da nossa cidade. Ao reforçarmos nossos esforços, podemos fazer avanços significativos na redução da incidência da dengue em Mesquita e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, esclarece o diretor do Departamento de Vigilância Ambiental, Sanitária e Zoonoses de Mesquita, Sérgio Vigas. Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita? Então, clique aqui para seguir o canal do YouTube e aqui para acompanhar tudo que rola no Twitter Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita? Então, acesse nosso Portal de Notícias!